Skip to content

Portal de Notícias

SINJUSPAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM A DG DO STF SOBRE REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA E DERRUBADA DO VETO 45

Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026

O diretor do SINJUSPAR e coordenador da Fenajufe, Julio Daru, participou, na tarde desta quarta-feira (04), de uma reunião com a Diretora-Geral do Supremo Tribunal Federal, Desdêmona Arruda.

O encontro teve como foco a atuação institucional em defesa da categoria, especialmente no que diz respeito à derrubada do veto 45 que impacta a recomposição salarial integral, e à reestruturação das carreiras do Poder Judiciário da União. Durante a reunião, a DG reafirmou o compromisso do STF em fortalecer o trabalho de sua Assessoria Parlamentar junto ao Congresso Nacional, contribuindo diretamente para a construção de um ambiente favorável à reversão do veto.

Desdêmona sinalizou que o Supremo deve assumir maior protagonismo no debate sobre a reestruturação das carreiras, com a possibilidade de envio de uma minuta de anteprojeto ao Fórum de Carreira do CNJ até o final do mês de junho, representando um avanço importante na busca por uma política estruturada de valorização dos servidores.

Além de Júlio Daru, participaram da reunião as coordenadoras da Federação Soraia Marca, Luciana Carneiro e Kelma Lara, além do coordenador Edson Mouta.

Derrubada do veto não impede a reestruturação

Durante a reunião, a Fenajufe também abordou a necessidade de derrubada do Veto nº 45/2025, com o objetivo de garantir o pagamento das parcelas de 8% em julho de 2027 e 8% em julho de 2028 aos servidores e servidoras, conforme proposta enviada pelo STF ao Congresso Nacional e posteriormente aprovada pelas Casas Legislativas.

Sobre o tema, a diretora-geral afirmou que o Supremo irá atuar em ambas as frentes: tanto pela apresentação da minuta de reestruturação quanto pela reversão do veto. Segundo Desdêmona Arruda, a reestruturação da carreira pode ocorrer de forma concomitante ao reajuste, sem impedimentos, uma vez que se tratam de pautas distintas.

Os dirigentes também solicitaram que seja apresentada uma proposta de resolução para a situação dos Auxiliares, buscando garantir melhores condições funcionais e segurança jurídica a esses servidores.

Por fim, a Federação reforçou à Diretora-Geral que o PJU possui previsão orçamentária para a implementação do Adicional de Qualificação (AQ), do reajuste salarial e da reestruturação da carreira. Diante desse cenário, foi solicitado que o STF priorize efetivamente as pautas dos servidores.

Para o SINJUSPAR, a participação de Julio Daru no encontro reforça o compromisso do sindicato com a luta nacional por valorização, reconhecimento e fortalecimento das carreiras do Judiciário, atuando de forma integrada com a Fenajufe e demais entidades nacionais.

Do SINJUSPAR, Caroline P. Colombo

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Comente sobre essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SINJUSPAR PARTICIPA DE REUNIÃO COM A DG DO STF SOBRE REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA E DERRUBADA DO VETO 45