Portal de Notícias
- Publicado em 04/02/2026
- 09:41
SINJUSPAR PARTICIPA DE ARTICULAÇÃO NACIONAL CONTRA VETO À RECOMPOSIÇÃO SALARIAL
Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
O diretor do SINJUSPAR, Julio Darú, participou, nesta segunda-feira (02), de uma reunião on-line promovida pelo Sisejufe e entidades parceiras para discutir estratégias de enfrentamento ao veto parcial à recomposição salarial das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União.
O encontro contou com a presença de Alexandre Varela, assessor do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, e teve como foco a construção de um ambiente político favorável à derrubada do veto no Congresso Nacional.
Durante a reunião, os dirigentes sindicais destacaram que a categoria acumula anos sem reajuste e que a proposta aprovada representava apenas uma reposição parcial das perdas inflacionárias. Nesse sentido, as entidades vêm intensificando o diálogo com parlamentares e assessorias, especialmente da base governista, para sensibilizá-los sobre a importância da recomposição salarial.
Além do SINJUSPAR e Sisejufe, estiveram presentes representantes de diversas entidades, entre elas Juliana Rick (Assojaf-MG), Marcelo Carlini, Zé Oliveira e Arlene Barcellos (Sintrajufe/RS), Fabio Saboia (Sintrajufe/CE), Válter Campêlo (Sindjuf-PB) e Maria José Olegário (Sintrajusc/SC).
Ao final do encontro, Alexandre Varela demonstrou compreensão em relação às reivindicações e sugeriu o aprofundamento do diálogo com lideranças do Governo na Câmara dos Deputados e no Senado, como forma de fortalecer o movimento pela derrubada do veto.
Entenda o veto
O veto parcial do governo federal à Lei nº 15.293/2025, originada do PL 4750/25, suprimiu dispositivos essenciais para a recomposição salarial da categoria. O Veto nº 45/2025 retirou os reajustes de 8% previstos para julho de 2027 e julho de 2028, mantendo, por enquanto, apenas o percentual de 8% a partir de julho de 2026.
Para que o veto seja derrubado, é necessária a maioria absoluta dos votos de deputadas(os) e senadoras(es), em sessão conjunta do Congresso Nacional.
O SINJUSPAR segue integrado às articulações nacionais em defesa dos direitos, da valorização e da recomposição salarial das servidoras e dos servidores do Judiciário Federal.
Do SINJUSPAR, Caroline P. Colombo com informações e foto do Sisejufe
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!