Portal de Notícias
- Publicado em 11/11/2024
/
/
Sinjupar participa do Encontro de Mulheres promovido pela Fenajufe nos dias 09 e 10/11/2024.
Erika Kokay – Deputada Federal
A Fenajufe realizou nos dias 9 e 10/11, o Encontro Nacional de Mulheres do PJU e do MPU, onde se debateu a posição das mulheres na sociedade e aprovou carta contra violência política de gênero.
O evento contou com a participação, presencial ou online, de mulheres 13 sindicatos de base. O Sinjuspar/PR esteve presente, representado presencialmente pela filiada de base da Justiça Eleitoral do Estado do Paraná, Sueli Bissi.
No primeiro dia, o evento foi aberto pela manhã, com a leitura de um poema da escritora e ativista Conceição Evaristo pela funcionária da Fenajufe Joana Darc. O poema “Vozes – Mulheres” relata a resistência e luta das mulheres, sobretudo das mulheres negras. Na sequência, iniciaram-se os debates com o painel “Como elaborar uma análise de conjuntura a partir da realidade concreta”, que teve como palestrantes Zilmar Alverita da Silva, mestra em estudos Interdisciplinares de Gênero; Tatiana Oliveira, militante feminista da Marcha Mundial das Mulheres; e Marilane Teixeira, mestra em Economia, professora e pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit – IE – Unicamp).
No primeiro painel foi, por Zilmar, foi ressaltada a importância da formação política das mulheres, pois, segundo ela, não é possível fazer análise de conjuntura sem estudar a metodologia. Na sequência,Tatiana Oliveira defendeu que é preciso entender a estrutura para analisar a conjuntura e, nesse sentido, é necessário lembrar que, no Brasil, “somos periferia do sistema capitalista com problemas de saúde, educação e um passado escravocrata, onde ainda existe muita exploração”, e, ao mesmo tempo, “a exploração das mulheres é um elemento estruturante do sistema capitalista”. Em sua explanação, Marilane Teixeira afirmou que a conjuntura é o espaço da análise política, econômica e que, tradicionalmente, é um lugar onde as mulheres não estão.
Na tarde de sábado, foi debatida a atuação das mulheres na própria Fenajufe, tendo como painelistas as ex-coordenadoras Mara Weber, Lúcia Bernardes e Elcimara Souza. Elas falaram suas próprias experiências nas organizações, locais de trabalho e no dia a dia, relatando situações de machismo e assédio que vivenciaram.
As sindicalistas expuseram suas lutas por mudanças. A participante do Sinjuspar/PR, afirma ter saído do encontro com a visão de que é preciso compreender a profundidade da luta diária unificada para participar ativamente dos diversos espaços que não são ocupados pelas mulheres.
No último dia do Encontro as atividades foram divididas em grupos, onde as participantes discutiram as boas práticas que podem ser construídas pelos sindicatos de base. Foi também debatida a implementação da paridade na direção da Fenajufe. Foram relatadas as dificuldades que vivenciadas diariamente pelas servidoras, mulheres e mães sindicalistas e pontuaram a necessidade de atuação dos sindicatos nessas questões, como por exemplo, a reivindicação de que os sindicatos criem alternativas para acolhimento de vítimas de assédio e outras formas de violência contra as mulheres.
No final do evento foi aprovada uma Carta com o mote “Mudar a vida das mulheres para mudar o mundo, mudar o mundo para mudar a vida das mulheres” contra todas as formas de violência.
A carta indica que o caminho continua sendo a luta em defesa dos direitos das mulheres trabalhadoras e usuárias do Sistema de Justiça. E os sindicatos têm papel fundamental nessa tarefa.
A Coordenação
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!