Portal de Notícias
- Publicado em 05/02/2026
- 15:46
/
/
SINJUSPAR INTENSIFICA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA EM DEFESA DA DERRUBADA DO VETO 45 E DA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA
Quinta-feira, 05 de fevereiro de 2026
O SINJUSPAR, representado pelas diretoras Jaqueline Bonaldi Sgarbi e Sueli Aparecida de Oliveira Bissi; e pelo diretor Júlio Daru, esteve presente, nesta quarta (04) e quinta-feira (05), em uma intensa agenda de mobilização e articulação política em Brasília, em defesa da derrubada do Veto nº 45/2025 e da recomposição salarial integral dos servidores, além da reestruturação da carreira do Poder Judiciário da União.
A atuação do sindicato reuniu participação em atos públicos e uma série de reuniões com parlamentares e assessorias, fortalecendo o diálogo institucional e a pressão política em torno das pautas da categoria.
Mobilização na Câmara e no STF
Nesta quarta-feira, os representantes do SINJUSPAR participaram do ato em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, pela derrubada do Veto 45/2025, que suprimiu parcelas da recomposição salarial.
Ainda no mesmo dia, a delegação esteve presente no ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal, em defesa da derrubada do veto e da reestruturação da carreira.
Enquanto o sindicato integrava a mobilização, o presidente Jonas Ruppert participou de uma live promovida pelo Sisejufe, que reuniu dirigentes sindicais de todo o Brasil, em mais uma ação de mobilização em favor das pautas.
Para o SINJUSPAR, a participação nas manifestações é fundamental, pois demonstra a união e a força da categoria em prol de um objetivo comum: a valorização dos servidores do Judiciário Federal.

Além dos atos, o sindicato do Paraná cumpriu uma extensa agenda de reuniões na Câmara dos Deputados, dialogando com parlamentares e assessorias sobre a importância da recomposição salarial integral aprovada pelo Poder Legislativo em 2025, e da reestruturação da carreira. Foram realizadas reuniões com Ricardo Barros; Fernando Giacobo, líder da minoria na Câmara e Felipe Barros, bem como com as assessorias dos deputados Beto Richa, Zeca Dirceu, Pastor Henrique Vieira e José Medeiros.
Durante os encontros, os servidores apresentaram os impactos do veto, defenderam a manutenção das parcelas previstas para 2027 e 2028 e reforçaram a necessidade de uma reestruturação que reduza as desigualdades existentes nas carreiras.
Nesta quinta (05), a atuação do SINJUSPAR ficou concentrada no Senado Federal, com reuniões estratégicas junto a parlamentares e assessorias como Sergio Moro; Randolfe Rodrigues, líder do Governo no Congresso; Oriovisto Guimarães e Flávio Arns.
Nos encontros, foram debatidas as estratégias para a apreciação dos vetos e a importância do apoio parlamentar à pauta dos servidores do Judiciário.
Os representantes do SINJUSPAR em Brasília avaliaram as reuniões na Câmara e Senado como produtivas, com a necessidade de fortalecimento conjunto entre sindicato e Fenajufe, especialmente após o período do Carnaval e no início do mês de março.
A expectativa é que, em 2026, ocorram uma ou duas sessões do Congresso Nacional para a apreciação de vetos, o que torna ainda mais importante a manutenção da mobilização e do diálogo permanente com parlamentares.
Para o SINJUSPAR, a presença constante em Brasília, aliada à participação nos atos e à articulação política, faz parte do compromisso do sindicato com a defesa dos direitos da categoria.
A entidade seguirá atuando de forma firme e organizada, em unidade com as demais representações, pela derrubada do Veto 45, pela recomposição salarial integral e pela efetiva reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União.

Do SINJUSPAR, Caroline P. Colombo
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!