Skip to content

Portal de Notícias

SINJUSPAR MANIFESTA SOLIDARIEDADE E INDIGNAÇÃO PELO FALECIMENTO DO SERVIDOR DO TRT-12 CEZAR MAURÍCIO FERREIRA

Terça-feira, 22 de julho de 2025

O SINJUSPAR manifesta profunda solidariedade ao Sintrajusc, aos familiares, amigos e colegas de trabalho do servidor Cezar Maurício Ferreira, dentista da Justiça do Trabalho da 12ª Região, em Florianópolis, falecido em circunstâncias trágicas e inaceitáveis no último sábado, 19 de julho.

A morte de Cezar, revela uma sequência estarrecedora de erros institucionais e omissões que culminaram na perda irreparável de uma vida que poderia ter sido salva. Após sofrer um aparente mal súbito, possivelmente um infarto, enquanto dirigia, Cezar foi indevidamente detido pela Polícia Militar sob a equivocada suspeita de embriaguez ao volante. Em vez de receber atendimento médico de urgência, como a situação exigia, o servidor foi colocado em uma cela fria, onde agonizou durante horas, sem qualquer socorro, até ser encontrado sem vida na manhã seguinte.

A indignação se soma à dor diante da completa ausência de sensibilidade e protocolo adequado por parte das autoridades responsáveis. O fato de a família não ter sido imediatamente informada da detenção ou do falecimento agrava ainda mais a violência do ocorrido, assim como a negativa de cumprimento de seu desejo de cremação, por entraves burocráticos e classificações equivocadas quanto à causa da morte.

O SINJUSPAR exige, junto ao Sintrajusc e à sociedade civil, uma apuração rigorosa, transparente e célere de todos os fatos que resultaram na morte de Cezar. É inadmissível que, em pleno século XXI, um servidor público, um cidadão em situação de vulnerabilidade, seja tratado com tamanho descaso e desumanidade por instituições que têm o dever de proteger vidas.

Nos unimos ao clamor por Justiça, para que a memória de Cezar Maurício Ferreira seja respeitada e para que falhas tão graves e primárias jamais se repitam. É preciso responsabilizar os envolvidos e, acima de tudo, rever protocolos de atendimento da segurança pública para garantir que nenhuma outra família passe pela dor de perder alguém por negligência do Estado.

Do SINJUSPAR, Caroline P. Colombo

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Comente sobre essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SINJUSPAR MANIFESTA SOLIDARIEDADE E INDIGNAÇÃO PELO FALECIMENTO DO SERVIDOR DO TRT-12 CEZAR MAURÍCIO FERREIRA