Portal de Notícias
- Publicado em 09/12/2025
- 18:03
/
/
SINJUSPAR E SINJUTRA REFORÇAM ARTICULAÇÃO CONTRA A PEC DA REFORMA ADMINISTRATIVA EM REUNIÃO COM O DEPUTADO TADEU VENERI
Terça-feira, 09 de dezembro de 2025
O SINJUSPAR e o Sinjutra realizaram, na tarde desta segunda-feira (08), reunião conjunta com o deputado federal Tadeu Veneri (PT/PR), para fortalecer a estratégia de enfrentamento à PEC 38/2025, que trata da Reforma Administrativa. O encontro aconteceu na sede do sindicato e contou com a presença do presidente do SINJUSPAR, Jonas Ruppert, e do diretor Júlio Cézar Daru, também coordenador da Fenajufe, além dos coordenadores do Sinjutra, Elizângela Barboza e Miguel Szollosi.
Durante a reunião, Veneri destacou que a pressão direta sobre os deputados federais do Paraná é o caminho mais eficaz para impedir o avanço da proposta. Segundo ele, a mobilização nos locais de base parlamentar deve ser intensificada especialmente nos dias que antecedem o recesso legislativo, que começa em 19 de dezembro. “A pressão pela base, principalmente nas regiões de atuação do parlamentar, é uma ação fundamental. Esses últimos dias antes do recesso legislativo são cruciais para isso”, afirmou.
O deputado alertou ainda que 2026, por ser ano eleitoral, tende a dificultar a aprovação da PEC, devido ao seu potencial impacto negativo nas urnas. Para Veneri, a proposta atual é ainda mais prejudicial que a antiga PEC 32. “Piorou o que já era ruim”, destacou, apontando que o texto retoma diretrizes de redução do papel do Estado características das reformas dos anos 1990.
Entre os pontos mais preocupantes da PEC estão o fim da estabilidade, restrições severas para a realização de concursos públicos, redução drástica das carreiras típicas de Estado, fim da progressão por tempo de serviço, imposição de carreira única e autorização para terceirização irrestrita.
O SINJUSPAR e Sinjutra reforçam a convocação aos servidores para a mobilização no Paraná. Barrar a PEC 38/2025 é essencial para proteger direitos constitucionais, impedir o desmonte do serviço público e preservar o papel social do Estado. O SINJUSPAR segue atuante na linha de frente da resistência, em conjunto com o Sinjutra e a Fenajufe!
Do SINJUSPAR, Caroline P. Colombo
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!