Skip to content

Portal de Notícias

EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, FENAJUFE INSTALA COMISSÃO PERMANENTE DE ÉTICA SINDICAL

Segunda-feira, 14 de julho de 2025

A Diretoria da Fenajufe, reunida em Brasília-DF neste fim de semana, deliberou pela criação da Comissão Permanente de Ética Sindical para apurar possíveis inobservâncias aos princípios previstos no estatuto da Federação ou às deliberações adotadas pela Executiva, Plenária Nacional ou Congresso. A decisão foi tomada neste domingo (13) durante reunião extraordinária convocada no sábado (12).

A deliberação atendeu às solicitações de cinco sindicatos de base: Sintrajufe/CE; Sintrajurn/RN; Sinpojufes/ES, Sindjufe/MS e Sinjuspar/PR.

De acordo com o Art. 31-A do estatuto, os(as) dirigentes da Fenajufe estão sujeitos às penalidades de advertência, suspensão por até 60 dias ou destituição (perda do mandato). A Comissão Permanente de Ética Sindical será composta por cinco membras ou membros titulares, no total, e cinco suplentes, todos dirigentes da Fenajufe em exercício e/ou suplentes da diretoria, devendo ser observada a paridade de gênero.

Assembleia do Fórum de Carreira

Os trabalhos da comissão de ética serão iniciados para apurar as condutas das coordenadoras da Fenajufe Denise Carneiro e Eliana Leocádia — que ocorreram na votação da Assembleia do Fórum de Carreira no último dia 9 de julho — resultando na vitória da contraproposta rebaixada, vinda das administrações, de reajuste de 8% no Vencimento Básico (VB), a partir de 1º de julho de 2026.

A comissão de ética analisará se as abstenções infringiram o Art. 31-A do estatuto frente à decisão do Conselho Deliberativo de Entidades da Federação (CDE) no dia 25 de junho — que aprovou, por maioria, a proposta de consenso entre a Fenajufe e o Sindjus-DF de 5% no VB e 165% de Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ). As duas propostas foram à votação na assembleia do Fórum, totalizando um placar de 9×7 para as administrações.

As abstenções ensejaram a decisão por parte da Diretoria Executiva de que, a partir de agora, as votações no Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), representando a Federação, ocorrerão em bloco.

Além disso, por decisão política, a Executiva aprovou a substituição das duas coordenadoras no Fórum de Carreira, mantendo a representação das forças que compõem a diretoria.

Fonte: Fenajufe

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Comente sobre essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, FENAJUFE INSTALA COMISSÃO PERMANENTE DE ÉTICA SINDICAL